(1 Ts 4.13-18).Não queremos, porém, irmãos, que sejais
ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os
demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou,
assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora,
ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que
ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo,
e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo
ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos
arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos
ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos
outros com estas palavras. Primeira certeza:
os mortos não estão mortos Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou,
assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. No
Novo Testamento, a ressurreição se refere principalmente ao corpo, O dormir dos
crentes ou a expressão os que dormem dizem respeito aos corpos dos cristãos (At
13.36-37; Rm 8.10-11,23; 1 Co 15.35-46). A Bíblia não ensina o sono da alma.
Por exemplo, o homem rico e Lázaro, depois que morreram, estavam
respectivamente no reino dos mortos hades e no paraíso, mas absolutamente
conscientes, O corpo, que deixamos por
ocasião da morte, dorme; mas o espírito do crente, sua personalidade, seu ser, sua consciência, encontra-se
com Cristo a partir do momento da morte. O apóstolo Paulo estava totalmente
convicto dessa realidade, motivo porque escreveu: tendo o desejo de partir e
estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor (Fp 1.23). Quando os
saduceus discutiram com Jesus acerca da ressurreição dos mortos, Ele lhes
disse: E, quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos
declarou (Êx 3.6): Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó?
Ele não é Deus de mortos, e sim de vivos (Mt 22.31-32).O Senhor Jesus Cristo
diz: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. (Jo 11.25-26).Em João
8.51 Ele também acentua: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte,
eternamente. Se bem que o corpo adormece, o espírito daquele que crê em Jesus
continua vivendo. Em 2 Coríntios 5.8
está escrito que deixar o corpo significa ao mesmo tempo habitar com o Senhor.
Em outras palavras: assim que deixamos o corpo estamos com Cristo. Romanos 8.10
se refere a uma verdade espiritual que já aconteceu, mas por outro lado essa
verdade também se aplica ao futuro após a morte: Se, porém, Cristo está em vós,
o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por
causa da justiça. Em 1 Tessalonicenses 4.16 lemos acerca dos mortos em Cristo.
Uma vez que Jesus ressuscitou e vive, também vivem todos os que dormiram nEle.
Espiritualmente eles estão em Cristo e vivem com Cristo Pois a nossa pátria
está nos céus (Fp 3.20), fisicamente eles serão ressuscitados. A esperança de
estar com Cristo. Mas a realidade é ainda mais maravilhosa, e isso também faz
parte da certeza da salvação e do arrebatamento. Como cristãos, não dizemos por
acaso: O Senhor levou tal irmão ou tal irmã. Realmente é verdade que um cristão
é buscado por Jesus, enquanto um não-crente é levado pela morte. A Igreja de
Jesus não verá a morte: Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com
respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não
têm esperança (1 Ts 4.13). Os outros estão fora (v.12), não estão em Cristo! O
versículo 14 trata dos que dormem em Jesus: Pois, se cremos que Jesus morreu e
ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que
dormem. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que
em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Os cristãos que morreram
foram postos para dormir por Jesus, assim como uma mãe ou um pai põem seus
filhos para dormir à noite. Isso significa na prática: quando um crente morre,
ele é buscado por Jesus, e assim não verá a morte. Estou convicto de que o
Senhor está presente na morte de cada um de Seus filhos, para levá-los para junto
de Si. A A promessa de que Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os
que dormem é uma afirmação revolucionária. É importante observar que não está
escrito: trará para Ele, mas trará, em sua companhia, ou seja, trará com Ele. O
próprio Senhor comunica ao apóstolo e assim a toda a Igreja que os mortos em
Cristo não serão prejudicados de modo algum, mas que até terão a primazia. Quando
voltar, Jesus trará consigo os que morreram nEle, pois eles já estão com Ele (1
Ts 4.14-15), e ressuscitará seus corpos mortos em primeiro lugar (v.16).
Somente depois disso acontecerá a transformação dos crentes ainda vivos, e
então eles serão arrebatados juntos ao encontro do Senhor (v.17).Examinemos o
versículo 14 em duas outras versões: Visto que nós cremos que Jesus morreu e
depois voltou à vida, podemos também crer que, quando Jesus voltar, Deus trará
de volta com Ele todos os cristãos que já morreram (A Bíblia Viva).Porque, se
cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus
os tornará a trazer com ele Portanto, isso significa simplesmente que os
trazidos com Jesus em Sua vinda são os espíritos sem corpo dos que morreram em
Cristo. Primeiro, seus corpos serão ressuscitados e juntados aos espíritos.
Depois os crentes vivos serão transformados e toda a Igreja será levada para o
céu com Jesus. O fundamento dessa esperança de ressurreição foi criado
exclusivamente por Jesus através da Sua morte e ressurreição. Disso consiste a
força e o poder da ressurreição. Agora, o que importa é se cremos na Sua morte
e ressurreição (v.14). Certa vez Jesus perguntou aos Seus discípulos: Quem
dizeis que eu sou? (Mt 16.15). Então Pedro deu a única resposta certa: Tu és o
Cristo, o Filho do Deus vivo (v.16). Na sua opinião, quem é Jesus? Segunda
certeza: o Senhor voltará pessoalmente Porquanto o Senhor mesmo, descerá dos
céus.(1 Ts 4.16). A ressurreição/o arrebatamento será o momento em que o Senhor
Jesus deixará Seu trono no céu e virá pessoalmente ao encontro da Sua Igreja a
fim de levá-la para a casa do Pai. Assim como um noivo vai ao encontro da sua
noiva, o Salvador virá ao encontro dos que comprou pelo Seu sangue e os
conduzirá para Sua glória. O Senhor não enviará um anjo ou qualquer outro
emissário para fazer isso, Ele virá pessoalmente. Então se cumprirá literalmente
a promessa de João 14.3: E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos
receberei para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também. Assim
como Ele em pessoa nos salvou e morreu na cruz por nós, assim como Ele mesmo
foi preparar-nos lugar Ele voltará
pessoalmente para buscar-nos para Si, para que estejamos onde Ele está. Em
inúmeras passagens do Novo Testamento somos conclamados a esperar a volta de
Jesus a qualquer momento por exemplo, em 1 Co 11.26; 1 Ts 1.10; Hb 10.37).Terceira
certeza: a palavra de ordem Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de
ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos
céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro(1 Ts 4.16). Porque o mesmo
Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de
Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Segundo meu
entendimento, o próprio Senhor dará esta palavra de ordem, pois Ele é o
Soberano a quem todos os exércitos celestiais obedecem. Isso é indicado nas
seguintes passagens: Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já
chegou, em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a
ouvirem viverão (Jo 5.25). Jesus, o Bom Pastor, também disse: As minhas ovelhas
ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna;
jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão (Jo 10.27-28). Você já é
uma ovelha do rebanho de Jesus? A resposta a essa pergunta tem importância
decisiva em relação à eternidade. Você já tem um relacionamento pessoal com
Jesus, por tê-lO recebido em sua vida (Jo 1.12)? Você pode dizer com certeza
que é um filho de Deus? Se não o pode, pedimos que você dê esse passo decisivo
ainda hoje! Quando o Senhor Jesus ressuscitou a Lázaro, lemos que Ele clamou
dando uma ordem: Jesus clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora. Devemos
imaginar o seguinte: no decorrer dos tempos, milhões de pessoas crentes no
Senhor Jesus dormiram, ou seja, faleceram. Aí chega a hora do arrebatamento. O
Senhor se levanta do Seu trono e clama: Vem para fora Então as sepulturas se
abrirão, e nenhum dos que foram comprados pelo Seu sangue ficará para trás. Não
importa se seus corpos foram queimados, se morreram contaminados por radiação
nuclear ou se estão nas profundezas dos mares Ele é o Criador, Ele os ressuscitará e os conduzirá
ao encontro de seus espíritos/almas. No Salmo 33.9 está escrito acerca dEle, o
Filho do Altíssimo: Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a
existir compare também Is 55.4.Essa palavra de ordem do Senhor vem da linguagem
militar. Ela é semelhante à voz de comando de um general que chama suas tropas
para o combate. Por ocasião do arrebatamento, o General celestial dará ordem às
tropas que lutam por Ele, que deveriam estar revestidas de toda a armadura
espiritual (Ef 6.11ss), para que deixem o campo de batalha sobre a terra e venham
com Ele para a Sua glória. Quarta certeza: a voz do arcanjo Porquanto o Senhor
mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a
trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão
primeiro" (1 Ts 4.16). A designação arcanjo se aplica a apenas um anjo na
Bíblia, isto é, a Miguel: Contudo, o arcanjo Miguel (Jd 9). Miguel significa
"Quem é como Deus?" Este anjo é um dos mais importantes em hierarquia
(Dn 10.13).No tempo de Daniel, Miguel lutou contra um príncipe dos demônios no
mundo celestial e veio ajudar Gabriel, para que este pudesse confirmar a Daniel
que suas orações haviam sido atendidas (Dn 10.12-14 e 21). Anteriormente este
arcanjo também lutou com Satanás pelo corpo de Moisés: Contudo, o arcanjo
Miguel, quando contendia com o Diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés,
não se atreveu a proferir juízo difamatório contra ele; pelo contrário, disse:
O Senhor te repreenda. (Jd 9). No final, Miguel e seus exércitos de anjos
lutarão contra os exércitos de demônios de Satanás, os vencerão e lançarão
sobre a terra para que não tenham mais acesso ao céu (Ap 12.7-9) Por que se
ouvirá a voz do arcanjo Miguel no momento do arrebatamento? Por que e para que ele
levantará a sua voz após a palavra de ordem do Senhor para o arrebatamento? A
chave ou a resposta para isso está nas significativas palavras do arcanjo
Gabriel ao judeu Daniel: Mas eu te declararei o que está expresso na escritura
da verdade; e ninguém há que esteja ao meu lado contra aqueles, a não ser
Miguel, vosso príncipe (Dn 10.21). Este arcanjo intervém de modo especial em
favor do povo de Israel: Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o
defensor dos filhos do teu povo. (Dn 12.1).Devemos lembrar que no momento em
que o Senhor Jesus Cristo der a ordem para a ressurreição e para o
arrebatamento da Sua Igreja, a dispensação da graça terminará. Então o corpo de
Cristo estará completo, então o Pentecoste em sentido inverso (a retirada do Espírito
Santo) acontecerá e a Igreja será levada para o céu. Depois disso será restabelecida
novamente uma espécie de situação do Antigo Testamento, a conexão entre a 69ª e a 70ª semana de anos
de Daniel. Lembremo-nos apenas do quinto selo e daqueles na Grande Tribulação que tinham sido mortos por causa da palavra de
Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz,
dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem
vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? (Ap 6.9-10). Quanto às
condições típicas do Antigo Testamento durante a Grande Tribulação, lembremos
também das duas testemunhas, que farão milagres, ferirão a terra com toda sorte
de flagelos e farão sair fogo das suas bocas para devorar os inimigos (Ap 11.3-6;
compare também Lc 9.54-55).A Igreja de Jesus era um mistério, ela foi inserida
por Deus entre a 69ª e a 70ª semana de anos de Daniel. Depois que ela for
arrebatada, começará a 70ª semana de anos (ligada à 69ª semana) de Daniel 9.
Enquanto a Igreja estiver na casa do Pai celestial, o mundo e Israel entrarão
na Grande Tribulação. Assim, o povo judeu passará outra vez inteiramente para o
centro da ação de Deus. Por isso o príncipe angélico de Israel entrará
novamente em ação (como no caso de Daniel), e levantará a sua voz. Para quê? Em
favor do povo de Israel: "Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande
príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual
nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será
salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro" (Dn 12.1).
Naquele tempo significa: quando a Igreja tiver sido arrebatada, o anticristo
tiver aparecido e a Grande Tribulação tiver começado, o arcanjo Miguel
intervirá em favor do povo de Israel, pois então começará a salvação do
remanescente de Israel: Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns
para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem
sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos
conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém,
Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o
esquadrinharão, e o saber se multiplicará. Muitos serão purificados, embranquecidos e
provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá,
mas os sábios entenderão" (Dn 12.2-4 e 10). A voz do arcanjo em geral
também é entendida como uma chamada coletiva de reunião e recolhimento dos
santos do Antigo Testamento. Atualmente muitos israelitas já chegaram ao
conhecimento mais elevado que existe: eles creram em Jesus Cristo, o seu
Messias! E o próprio Senhor acrescenta sempre mais judeus à Sua Igreja Ao
profeta Daniel foi ordenado: "Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e
sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se
multiplicará." Que tipo de saber se multiplicará? Resposta: cada vez mais
judeus reconhecerão que Jesus é o Messias. Já observamos o início disso hoje em
dia. O número de membros das igreja judaico-messiânicas multiplicou-se por 10
nos últimos 30 anos! Mas, voltando à voz do arcanjo: podemos imaginar que
Miguel acompanhará o Senhor quando Ele vier buscar a Sua Igreja. A Bíblia Viva
diz: "Pois o próprio Senhor descerá do céu com um potente clamor, com o
vibrante brado do arcanjo e com o vigoroso toque de trombeta de Deus" (1
Ts 4.16). Evidentemente o Senhor não teria necessidade desse acompanhamento,
mas parece que o arcanjo Miguel é o guerreiro que atua nos ares contra Satanás (Daniel 10), e como
Israel terá entrado em cena novamente, o arcanjo intervirá lutando em favor do
povo da aliança de Deus. O arrebatamento da Igreja de Jesus toda pessoa salva,
seja judeu ou gentio, será retirada da terra provocará um golpe repentino,
dramático e inimaginável na história da humanidade que ficará para trás. Esse
acontecimento revolucionário desencadeará uma série de outros acontecimentos
subseqüentes. Queremos destacar um deles: Em Israel irromperá um avivamento Romanos
11.25 diz de maneira bem clara: "Porque não quero, irmãos, que ignoreis
este mistério para que não sejais presumidos em vós mesmos: que veio
endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios
(na Igreja de Jesus)." Quando a plenitude dos gentios (das nações) tiver
entrado no corpo de Cristo, ele será levado para o céu. Aí terminará o
endurecimento de Israel, sua cegueira acabará. Então muitos judeus chegarão ao
saber de Daniel 12.4, entendendo que o Senhor Jesus é o seu Messias. É muito
provável que nos dias após o arrebatamento milhares e milhares de judeus se
converterão a Jesus, à semelhança do que aconteceu no começo da Igreja no livro
de Atos. Então brotará e nascerá a semente do Evangelho espalhada oralmente e
de forma impressa pelos judeus messiânicos, que nesse tempo também terão sido
arrebatados. Os que ficarem para trás, familiares, amigos, colegas, etc.,
procurarão Bíblias, livros e outras publicações cristãs deixadas pelos
arrebatados. Eles se lembrarão daquilo que leram e ouviram, de comentários
bíblicos e pregações sobre a esperança pelo Messias. Essa esperança já germina
atualmente no coração de muitos judeus. Depois do arrebatamento aparecerão
também os 144.000 selados de Israel (Ap 7.4-8) e as duas testemunhas (Ap
11.3ss). Cada vez mais judeus se converterão e levarão o Evangelho ao seu
próprio povo e aos gentios. Nisto os judeus terão uma grande vantagem, pelo
fato de terem sido espalhados por todo o mundo e dominarem muitas línguas
diferentes. Mas, para sermos exatos, devemos dizer também que nem todos os
judeus se converterão. Muitos, especialmente os ligados ao governo, farão a
aliança com o anticristo, (Dn 9.26-27; Ap 13.1; Is 28.14-16). Quando fala desse
tempo, também Daniel diz que muitos serão purificados (converter-se-ão), mas
muitos permanecerão ímpios; que muitos entenderão, mas muitos outros não
entenderão (Dn 12.10). Apenas um remanescente será salvo, como se vê claramente
em outras passagens das Escrituras (por exemplo, em Rm 9.27; Ez 20.33-38). Mas
atrás de todo esse remanescente crente se colocará o arcanjo Miguel como
príncipe de Israel. No arrebatamento ele levantará a sua voz, porque terá
chegado sua hora para agir em favor do remanescente de Israel. Como vimos, em
nossos dias muitos israelitas estão crendo no seu Messias, em Jesus Cristo.
Será que o Senhor está preparando o Seu povo para o arrebatamento e a Grande
Tribulação? Será que Ele o faz porque a
hora já está muito adiantada? Quinta certeza: a trombeta de Deus Porquanto o
Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada
a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão
primeiro (1 Ts 4.16). A trombeta de Deus aqui mencionada é a mesma de 1
Coríntios 15.52: num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última
trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós
seremos transformados. Esta trombeta de Deus chamará todos os santos de todos
os tempos para a casa do Pai. Por que ela é chamada de última trombeta? Porque
então a dispensação da graça chegará ao fim. A dispensação da anunciação do
Evangelho da graça começou com uma trombeta e terminará com uma trombeta. Por
que ela começou com uma trombeta? Porque podemos dizer que a pregação do
Evangelho repercutiu, ressoou ou foi trombeteada. Por exemplo, a frase: Porque
de vós repercutiu a palavra do Senhor. (1 Ts 1.8), significa literalmente: porque
vocês trombetearam a palavra do Senhor. Em Romanos 10.18 está escrito: Mas
pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez
ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. A trombeta do
Evangelho conclamando para a salvação em Jesus Cristo ressoou por quase dois
mil anos. Em breve se ouvirá a última trombeta, o Evangelho deixará de ser
pregado, a dispensação da graça chegará ao fim e a Igreja estará concluída, a
sua plenitude terá sido alcançada. A Igreja será chamada para subir à casa do
Pai. Em que será que pensaram os tessalonicences, que em grande parte eram
judeus, quando Paulo escreveu sobre a trombeta? O Apocalipse ainda não existia,
portanto eles ainda não sabiam nada sobre as sete trombetas de juízo ali
descritas. Por isso, certamente eles pensaram na trombeta da salvação de
Números 10.2-10. Nesse trecho do Antigo Testamento são mencionadas duas
trombetas que eram tocadas em certas ocasiões. A ordem de Deus dizia: Faze duas
trombetas de prata; de obra batida as farás; servir-te-ão para convocares a
congregação e para a partida dos arraiais (Nm 10.2). Por um lado, portanto,
estas trombetas de prata eram tocadas para convocar, chamar, juntar e reunir, e
por outro lado para levantar acampamento e partir. Isso não tem sentido
profético? Convocação (chamamento) = pregação do Evangelho para vir a Jesus
muitos são chamados, até que a plenitude estiver reunida. Partida = ressurreição/arrebatamento
para a casa do Pai.É interessante verificar que essas trombetas deviam ser
confeccionadas de prata. Que prata era usada para essa finalidade? O siclo de
prata do resgate [salvação] (Êx 30.12-13). Esses siclos eram dados como
pagamento de resgate pela vida dos israelitas, para que não houvesse entre eles
nenhuma praga. Isso também nos faz lembrar das 30 moedas de prata que foram
pagas pela prisão do Senhor Jesus, que obteve a nossa salvação na cruz. As
diferentes maneiras de tocar as trombetas significavam, entre outras coisas, o
seguinte: Quando as duas trombetas eram tocadas de maneira normal, isso servia
para o chamamento e ajuntamento de toda a congregação na porta da tenda da
congregação (Nm 10.3) = um chamamento para salvação. Quando as trombetas eram
tocadas a rebate, fortemente, como sinal de alarme, isso indicava a ordem para
partir. O último toque da trombeta era o sinal para juntar os pertences e
partir = uma maravilhosa ilustração do arrebatamento. Agora ainda ressoa a
trombeta do Evangelho para chamamento e ajuntamento. Mas quando for tocada a
última trombeta de Deus como sinal de alarme para o arrebatamento, ao mesmo
tempo isto será um sinal para o ajuntamento de Israel, porque então terá
chegado o tempo do seu salvamento. É o que se conclui de Números 10.9:
"Quando, na vossa terra, sairdes a pelejar contra os opressores que vos
apertam, também tocareis as trombetas a rebate, e perante o SENHOR, vosso Deus,
haverá lembrança de vós, e sereis salvos de vossos inimigos. Depois do
arrebatamento virá o opressor, o anticristo, mas o Senhor se lembrará de Israel
e no final salvará o Seu povo. Isaías 27.12-13 anuncia isso de maneira muito
bonita: Naquele dia, em que o SENHOR
debulhará o seu cereal desde o Eufrates até ao ribeiro do Egito; e vós, ó
filhos de Israel, sereis colhidos um a um. Naquele dia, se tocará uma grande
trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria e os que forem
desterrados para a terra do Egito tornarão a vir e adorarão ao SENHOR no monte
santo de Jerusalém. Pelos motivos já mencionados e os que vamos acrescentar, a
trombeta de Deus para o arrebatamento, segundo o meu entendimento, não equivale
às sete trombetas do Apocalipse (capítulos 8-11). A trombeta de Deus para o
arrebatamento anuncia a conclusão da era da graça. Trata-se da trombeta da
salvação. No seu som temos a salvação, o perdão e a vitória do Evangelho. Ela
ressoa principalmente para a Igreja, mas também para Israel, no sentido de que
então o remanescente será reunido. As trombetas tocadas pelos anjos em
Apocalipse, entretanto, são todas trombetas de juízo sobre o mundo das nações
que rejeitou a Cristo. Além disso, os vinte e quatro anciãos (a Igreja, veja Ap
4.9-11) já se encontram no céu por ocasião da sétima trombeta e anunciam a
volta de Jesus e Seu reino (Ap 11.15-17ss). É muito interessante observar que
outras traduções de 1 Tesalonisences 4.16, por exemplo a Edição Corrigida e
Revisada, dizem: Porque o mesmo Senhor descerá do céu com a trombeta de Deus.
Isto quer dizer que o próprio Senhor como Sumo Sacerdote da Sua Igreja tocará a
trombeta, porque ela estará na Sua mão. Ele mesmo chamará os Seus para casa.
Ele mesmo dará a ordem e o sinal para a retirada da Sua Igreja. Segundo o meu
entendimento, isso também é o mais provável, pois a trombeta é chamada de
trombeta de Deus, e Jesus Cristo é Deus (Tt 2.13; 1 Jo 5.20). Por que não seria
o Salvador que haveria de chamar os Seus salvos? Aliás, no Antigo Testamento
apenas os sacerdotes podiam tocar as trombetas. E Jesus é o Sumo Sacerdote, não
um anjo qualquer. As sete trombetas de juízo (Ap 8.6-9,12; 11.15) são
empunhadas e tocadas por anjos. Por isso, deve haver uma diferença entre a
trombeta do arrebatamento e as sete trombetas de juízo. Sexta certeza:
ressurreição e arrebatamento Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de
ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos
céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os
que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o
encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor (1 Ts
4.16-17). Não se trata aqui de uma ressurreição geral. Somente os mortos em Cristo
e os vivos em Cristo serão ressuscitados ou transformados. Todos os demais
mortos permanecerão nas suas sepulturas até o dia do juízo final. O que é
descrito aqui é uma ressurreição seletiva dentre os mortos e realmente diz
respeito somente àqueles que estão em Cristo. Em João 5.28-29 o Senhor
mencionou duas diferentes ressurreições: Não vos maravilheis disto, porque vem
a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os
que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; os que tiverem praticado
o mal, para a ressurreição do juízo. E quando Jesus desceu do monte com Seus
discípulos depois da Sua transfiguração, Ele lhes disse algo que muito os
admirou e que até então eles ainda não tinham ouvido. Trata-se de uma expressão
totalmente nova em relação ao arrebatamento: Ao descerem do monte, ordenou-lhes
Jesus que não divulgassem as coisas que tinham visto, até o dia em que o Filho
do Homem ressuscitasse dentre os mortos. Eles guardaram a recomendação,
perguntando uns aos outros que seria o ressuscitar dentre os mortos? (Mc
9.9-10).Jesus foi o primeiro que ressuscitou dentre os mortos (At 26.23; Cl
1.18; 1 Co 15.20). Também 1 Coríntios 15.23 fala disso: Cada um, porém, por sua
própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua
vinda. Esta afirmação, em conexão com 1 Tessalonicences 4.16, explica que todos
os que estão em Cristo ressuscitarão dentre os mortos. Esta é a chamada
primeira ressurreição (Ap 20.5-6). As outras pessoas, as que não estavam em
Jesus, que não pertenciam a Ele pela fé salvadora e, assim, não tinham um
relacionamento pessoal com Ele, serão ressuscitadas mil anos mais tarde e então
irão para o inferno (Ap 20.11-15).Na primeira ressurreição/arrebatamento o
Senhor Jesus deixará o Seu trono e, vindo do céu da casa do Pai, aparecerá nos
ares (1 Ts 4.17). Ele não virá de maneira visível sobre a terra, mas
permanecerá na atmosfera superior. Os espíritos/almas dos que dormiram nEle O
acompanharão, como provavelmente também o arcanjo Miguel. Então serão
ressuscitados primeiro os corpos dos que morreram em Cristo. Logo a seguir, os
corpos dos que ainda estiverem vivos serão transformados. Então a Igreja será
arrebatada coletivamente ao encontro do Senhor nos ares, entre nuvens, e Ele
levará Sua noiva para a casa do Pai. A Igreja terá então deixado seu lugar na
terra e João 14.1-6 estará cumprido. Tudo isso naturalmente acontecerá numa
fração de segundos (comp. 1 Co 15.51-53).Sétima certeza: estar para sempre com
o Senhor"...e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos,
pois, uns aos outros com estas palavras" (1 Ts 4.17-18). Esta garantia: estaremos
para sempre com o Senhor, é um consolo eterno acima de tudo o que é passageiro
neste mundo. A partir desse momento, nada mais estará sujeito à morte para
qualquer filho de Deus. Todas as tristezas do passado, todas as misérias e
tentações, todas as perguntas, tudo será esquecido e respondido por este fato:
estaremos para sempre com o Senhor. Estaremos para sempre com o Senhor significa que a Igreja estará sempre onde
Jesus estiver; ela participará de toda a Sua riqueza divina. Então se cumprirá
o que está escrito em Tito 2.13: aguardando a bendita esperança e a
manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus. Aguardando
ansiosamente aquele tempo quando se verá a sua glória , a glória do nosso
grande Deus e Salvador Jesus Cristo.Mas quem não tem Jesus cai num abismo
insondável de desespero. Aquele que não tem Jesus perde a bendita e eterna
esperança. Justamente nesta passagem da ressurreição e do arrebatamento, a
Bíblia nos mostra que haverá pessoas que estarão dentro (1 Ts 4.16) e pessoas
que estarão fora (v.12), que haverá pessoas cheias de esperança e pessoas sem
esperança (v.13), pessoas que estarão para sempre com o Senhor e pessoas
eternamente separadas dEle (v.17), pessoas consoladas e pessoas sem consolo
(v.18). Aquele que não está em Cristo não tem nenhum relacionamento com Deus;
tal pessoa está fora, sem esperança, porque não tem lar. Uma pessoa sem Jesus
ficará eternamente sem consolo e sem paz. Como você pode ganhar o direito de
morar na casa do Pai celestial, adquirir a esperança de estar para sempre com o
Senhor e transmitir esse consolo também para outros? Decidindo-se por Jesus
Cristo e por Sua obra de salvação consumada na cruz, também por você. Se você aceitar isso pela fé,
1 Tessalonicenses 4.14-18 realmente se cumprirá também em sua vida. Por isso,
decida-se totalmente por Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo! A Palavra do Deus
Eterno lhe diz em Jó 11.13 e 18: "Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus... Sentir-te-ás
seguro, porque haverá esperança"
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